quarta-feira, 28 de julho de 2010

Keep going...

Ao final da aula avisei ao professor que daria uma pausa, pois teria que estudar para uma prova de inglês, o IELTS. Ele ficou meio desconfiado, querendo saber seu eu voltaria e quando se deu conta que eu não mais precisaria do francês para imigrar argumentou que seria importante lá. Sim, eu sei, será muito importante lá, é uma das coisas que mais vemos em blogs, depoimentos etc. Voltarei mon ami, je vas retornée. Mudanças que exigem atitudes rápidas. No processo federal não foi só a lista de profissões em demanda que mudou. Mudaram os documentos a serem enviados, a maneira e até o destino do envio. E principalmente, dramaticamente, a quantidade de processo a serem recebidos por ano. Agora somente 29000 imigrantes por ano. E como num filme de suspense, tem mais... Só 1000 por profissão. A pressa agora faz parte do checklist. Os 1000 primeiros de cada profissão. Temos que correr. Desde então tenho falado com uma tradutora aqui de Natal, verificado as datas e locais do IELTS, procurado um professor para me preparar, ler e reler o checklist e agir. Acho que nesses dias fizemos mais que nos últimos meses. E por mais irônico que possa ser acho que o que vai mais atrasar será o IELTS, pois além do tempo de preparação será necessário esperar 45 dias para receber o resultado. Outras coisas me preocupam, como o fato de não ter encontrado nenhum relato de alguém que já deu entrada nesse novo processo, mais depoimentos e experiências sobre isso. Acho que seremos pioneiros nessa nova etapa. Outra coisa que estou constatando são os custos. Nossa, será muita grana, documentação, tradução, IELTS (mais passagem, hospedagem e curso), autenticação de documentos, taxas e mais um monte de coisinhas... E tudo agora com o bafo da pressa no meu cangote. Até este minuto, quantos arquitetos já enviaram seus processos?

French or Englais?

No fim das contas é o mesmo país, por mais que Québec pense um pouco diferente, e o mais importante não é o processo de imigração. Claro que todo o pouco que fizemos não será perdido. Nosso histórico escolar, algumas horas de francês, expectativas, pesquisas na internet, contatos com pessoas de lá, um ou duas declarações de trabalho (que nem sei se valerão) e anúncios de nossa decisão para família e amigos . Mas tem muitos "mas". O francês que é nossa principal dificuldade, uma das coisas que mais nos deixa desconfortáveis, não seria necessário para o processo. Por outro lado precisaria fazer o IELTS, traduzir todos os documentos, reconhecer todos em cartório, comprovar uma quantia de dinheiro maior e mudar um pouco nosso azimute. Como disse o Tiago, o importante é decidir rápido e seguir em frente. Pensamos, discutimos e segui meu coração. Na sexta-feira passada fui para a aula de francês.

Québec ou Federal?

Para quem está imigrando ou pensando em imigrar para o Canadá, dia 26 de junho de 2010 tem muitas chances de ser uma data marcante. Para nós com certeza foi.

Um ou dois dias depois de tal data recebi um telefonema de uma amiga e ela pediu para eu ligar para o marido dela pois ele tinha algo a me dizer sobre mudanças no processo de imigração. Xiii, bem que eu já estava com uma pulga atrás da orelha. Achei que meu pressentimento estava correto e que toda a nossa lentidão e procrastinação tinha dado um resultado. E não muito bom. Quando falei com o Tiago (que também está imigrando, já de CSQ na mão) ele fez aquela pergunta: "quer primeiro a notícia boa ou má?" Fui de boa e ele disse que a minha profissão tinha entrado na lista das profissões em demanda no processo federal. Arquitetura estava lá. A ruim já estava óbvia, era a mesma notícia vista de outra ótica. Porque agora teríamos a dúvida.

Já com alguns meses de francês, após termos assistido a palestra sobre a imigração para o Québec e com a cabeça voltada para lá temos essa reviravolta. Claro, nenhum bicho de sete cabeças, mas com certeza mexe. Desliguei o telefone e o sinal do outro lado parecia dizer: e agora, via Québec ou Federal?