sexta-feira, 18 de junho de 2010

Mais um documento...

Bon Jour!

Conseguimos juntar mais um documento!
Uma declaracao de trabalho do meu maridao.
Ja sao dez da noite e eu ainda nem jantei. Portanto vou deixar voces curtindo essas duas materias:

www.extremos.com.br/noticias/100617-Gloss-na-mochila/

www.extremos.com.br/noticias/100617-No-topo-do-Everest-com-10-anos/

Bon Voyage!

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Palestra de Emigração

Bon Jour!

No último post eu fiquei devendo comentar sobre a palestra sobre o processo de emigração ao Quebec que fomos assistir em João Pessoa.
Bom, primeiramente ficamos em dúvida se iriamos ou se esperaríamos para assistir aqui em Natal. Decidimos ir. E olha, que bom que essa foi a nossa escolha, pois o palestrante nos falou que iria demorar um tempinho para eles virem a Natal.
Arrumamos as malas e fomos à Jampa. Foi a primeira viagem de nosso pequeno Tito, fato a ser registrado em seu diário.
Ficamos na casa de um primo de Ramón, Alexandre. Ele é casado e tem uma filhinha um pouco mais velha que Tito - a Lelê. Tito se sentiu em casa, é claro. E foram três dias de muita diversão.
A minha preocupação maior era com quem deixá-lo à noite, já que a palestra estava marcada para começar as seis e meia e com certeza o pequeno ainda não estaria dormindo. Fiquei super insegura, com medo de ele estranhar o ambiente, sentir a nossa falta, chorar, etc. Que nada! Nem perguntou por mim! O que é um bom sinal. Ele sabe que tem o nosso amor e que não será uma noite longe que irá mudar isso. Ficou na casa de tio Xande e tia Dani, assistindo DVD com Lelê e com a babá.

Bom, partindo para a palestra, que ocorreu no auditório da CEFET de João Pessoa. A palestra atrasou um pouco e por 'azar' eu que estou super sem grana encontrei uma banquinha de produtos da Natura mais baratos que na revista. Não resisti! Sou um pouco shopaholic, menos que a minha amiguinha Gabi, que é uma fofa! Quem tiver interessado em moda e cia, vale a pena dar uma olhada.

http://btoshop.blogspot.com

mas quando vi aqueles lencinhos 'Banho de Gato' por oito reais não resisti. O bumbum do meu filhinho certamente merece! E olha, parece que eu estava adivinhando. Na volta o coitadinho vomitou e os lencinhos foram a salvação.

Enfim...a palestra.

A primeira pergunta com que nos deparamos foi: Por que emigrar? Por que o Quebec?

Eis algumas de nossas razões:


O Quebec é uma província com um mercado econômico bem desenvolvido, mas que precisa de mão de obra qualificada para trabalhar. Os horários de trabalho são mais flexíveis do que os do Brasil, o salário é incomparávelmente melhor, a custo de vida é mais baixo, a educação e a saúde são inteiramente pagas pelo governo e, o mais importante, o nosso filho terá acesso a uma das melhores educações do mundo, além de que teremos oportunidades de lazer em família que não teríamos com tanta facilidade em outros lugares. Para os quebequenses, a família é uma prioridade, o que casa com os nossos valores.

Mas nem tudo são flores...no inverno a temperatura pode chegar a menos trinta graus negativos. Para compensar, as casas são isoladas termicamente e todas elas, assim como os prédios públicos, tem aquecedores. Tem também a questão do exercício de nossa profissão. Não é simplesmente chegar e trabalhar. Temos aprender o francês primeiro e fazer uma equivalência de diploma, o que pode render alguns meses a mais de estudo. Mas acho que isso não deve ser visto como um obstáculo, e sim como um presente. Imaginem tudo o que vamos aprender!!!

Bom, vamos ainda estudar mais sobre o Quebec e estaremos sempre postando as novidades do nosso processo. Cada passo novo será relatado aqui e esperamos contar com o apoio de todos!!!

Beijos, beijos!!!

Divirtam-se com as fotos!




















Panfleto sobre o processo de emiração

















Nosso sonho para o pequeno Tito!




















Novamente, nosso "petit" é a nossa prioridade.
















Essa vai para o meu Mozão esportista!


















Casalzinho aplicado, com cadrninho e lápis para anotar tudinho!
















Por último, para deixar o dia de todo mundo mais lindo, a coisinha mais preciosa de nossas vidas arrumando as malas para voltar para Natal!!! Meu coração fica todo contente só de ver!!!

Beijos!
Au revoir!!!

terça-feira, 15 de junho de 2010

Encontro marcado

Bon Jour!

Fazia um tempo que eu não postava nada aqui. Bom, agora vou ter que atualizar alguns assuntos passados.
Como andam nossos preparativos para a ida "au Quebec"? Devagar....muito devagar! Deveriamos ter um monte de documentos prontos, mas tudo o que temos é o meu histórico do marista e os históricos da universidade com o endereço errado, que, portanto, deverão ser solicitados novamente. Bom, mas temos algumas novidades.
Primeiramente, estamos fazendo francês há quatro meses já. Nosso 'professeaur' nos disse que estamos indo muito bem e que temos facilidade para 'parler en français'.
Segundamente...rsrs...encontramos Thiago e Andreza, um casal amigo que também vai emigrar, duas semanas atrás. Almoçamos juntos e eles nos falaram de suas expectativas para a entrevista para a obtenção do CSQ (Certificado de Seleção do Quebec). A entrevista é em Francês e eles estavam bem nervosos! O almoço foi bom, de3scontraído e no finalzinho a minha 'mére' levou o 'petit' Tito para se juntar a nós.
Na semana passada, fomos a Jampa, assistir à palestra sobre a Emigração. Foi muito bacana. Postarei sobre esse tema assim que tiver mais tempo.
Assim que chegamos em JP, adivinhem: Thiago e Andreza ligaram. Eles estavam em Salvador e tinham acabado de ser aprovados na entrevista. Fiquei emocionada. Parece que caiu parte da ficha..."POXA!! É real!", pensei. Imaginem eles...

Bom, vou ficando por aqui. Boa sorte a nossos amigos nos demais preparativos!

OBS: Decidi que só viu postar em francês quando tiver tempo sobrando. Levei o primeiro texto para o nosso professor corrigir e adivinhem....um MONTE de erros. Depois posto também a correção, que faz parte do nosso processo de aprendizagem.

Beijos!!!
Au revoir!!